quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Etiqueta à Mesa

Olá Meninas.
Todos os dias, sentamos à mesa para fazer nossas refeições, mas com a  vida corrida que temos, nos esquecemos ou mesmo nem notamos se a mesa está bem posta ou de acordo com as normas de etiqueta. Eu sei que muitas de vocês devem achar uma chatice ou criticar todas essas regras, mas vamos combinar, uma mesa charmosa e bem posta torna a comida até mais saborosa, igual a um prato sofisticado bem elaborado. 

[blue_and_white1.jpg]

  
Então flores, se vocês ainda têm dúvidas sobre os talheres, pratos, copos, taças, comportamento a mesa e como servir num jantar de negócios, na casa dos pais, um jantar entre amigos ou outras ocasiões do dia-a-dia? Vamos abordar as mais variadas situações, para que você não se sinta insegura e seja uma excelente anfitriã na hora de servir e receber  seus convidados.

Sala de Jantar

  • Os 3  principais segredos para receber seus amigos ou  quem quer que seja em sua casa são: a simplicidade, o bom senso e a elegância. Essas são as chaves do sucesso para que seus amigos se sintam à vontade à mesa.
  
Vamos iniciar então,

Tipos de recepção:
  • Formais (serviço à francesa, serviço à inglesa)
  • Informais (serviço à americana, à brasileira)
Serviço à francesa

Em matéria de etiqueta à mesa, é o mais requintado, deve ser realizado somente em festas especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros). São situações protocolares, como numa embaixada por exemplo.

 
Neste serviço devemos tomar precauções dobradas, nada pode dar errado... O garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas). O mesmo começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, por último o anfitrião.
Deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo se sirva.
Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.
O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, não devem nunca esbarrar nos convidados enquanto servem e nem se encostar à mesa.


Serviço à inglesa
O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir, pois é o garçom que o fará.
É um serviço muito usado nos restaurantes.



É mais ágil. A diferença para o serviço à francesa é que quem serve a comida da travessa para o prato do convidado é o garçom, sempre pelo lado esquerdo.
Existe outra maneira de serviço à inglesa. O garçom apresenta a travessa com o alimento e seus acompanhamentos pela esquerda, para o convidado ver o que deseja. Em seguida põe a travessa numa mesa auxiliar que está perto da mesa do jantar, e serve em um prato os alimentos que o convidado escolheu. Aí retira o prato limpo que está na frente do convidado pelo lado esquerdo e coloca imediatamente o prato já servido pelo lado direito.

Serviço à americana - o buffet.
Qualquer refeição, do café da manhã à ceia, pode ser servida à americana, isto é em forma de buffet.
Este tipo de recepção é indicado para reuniões com um número grande de pessoas, para que as pessoas fiquem mais à vontade para se servirem. Porém, hoje em dia é bastante adoptada como forma prática e simples de receber amigos em casa, claro tudo isso sem perder o requinte e bom gosto à mesa.

 

A mesa poderá ser arrumada da seguinte forma: os pratos e talheres ficam empilhados num dos lados da mesa, um arranjo deve vir ao centro, e do outro lado as travessas com seus respectivos talheres.
Se forem mais de 10 pessoas, os pratos devem ser divididos em 2 pilhas, no bufett ou mesinha auxiliar, inclusive os pratinhos de sobremesa.

Serviço à brasileira
É o tipo de serviço que mais estamos acostumados, é o tradicional serviço familiar que realizamos em nossas casas. A mesa deve ser arrumada com toda a elegância, pois mesmo sendo pessoas mais íntimas, deve-se ter o capricho de distribuir tudo da melhor forma possível. Nesse serviço não utilizamos garçom, pois as travessas podem estar à mesa.




E ainda, você tem a opção de servir todos os convidados – ou repetir travessas – ou usar o aparador e deixar os convidados se servirem à vontade.

 Arrumando a mesa







Uma arrumação sofisticada para jantares com diversos vinhos
 

   

É claro que, dificilmente utilizamos todos estes aparatos. Aqui, um exemplo de jantar completo admitindo que se seja servido espumante (ou champagne), vinho branco e vinho tinto. No final, o copo menor, serve para vinho licoroso ou doce para acompanhar a sobremesa.   Este é um caso onde é servido um jantar completo à francesa, composto de sopa, salada, peixe, carne e sobremesa. Nesse estilo de jantar os convidados são servidos na mesa. 





Uma arrumação mais prática para refeições com vinho

Acima, uma arrumação de mesa para o dia-a-dia. Note que para este tipo de arrumação, não há sopa e será servido apenas um tipo de vinho. Qualquer que seja o vinho servido, a água sempre deve acompanhar. O copo de água sempre é maior porque calculamos uma quantidade duas vezes maior de água para cada convidado em relação a quantidade de vinho servida. Se o vinho for branco, o copo de vinho deve ser menor que o copo de vinho tinto; Isso porque o vinho branco é servido gelado e um copo menor, implica reposição mais constante de vinho para que não esquente demais na taça. 
  • Meninas de nada adianta promover um jantar maravilhoso se você não receber bem. Por isso, atente-se a alguns detalhes e se tranquilize de que tudo sairá conforme o planejado, aí vão as dicas:
  1. Mantenha sempre o bom humor;
  2. Lembre-se de que você é a anfitriã e deve tomar sempre a iniciativa;
  3. Converse em um tom de voz baixo;
  4. Procure não falar sobre assuntos polêmicos como religião e política;
  5. Não importa a estrutura que você dispõe, coloque bastante carinho e faça seu convidado sentir-se querido e à vontade.
Decoração - Arranjos e  Detalhes

 
Alguns componentes de decoração contribuem para dar o tom na sua recepção. O item de cores é um item que traduz a essência de um acontecimento, elas estão nas flores, frutas toalhas e louças.
Para saber escolher, dosar e combinar é necessário conhecer o significado de cada cor e o impacto que podem causar no ambiente. 
Confira:

Vermelho -
Transmite energia e tem visualização rápida, pode surtir um belo efeito, por isso deve ser utilizado com moderação. As flores mais utilizadas com essa cor são as rosas, tulipas, gérberas, crista de galo.
Laranja
Tem quase a mesma intensidade do vermelho, transmite otimismo e alegria. Duas flores com essa cor são utilizadas atualmente, o girassol e o lírio.


Rosa
Ideal pára dar um ar romântico à ocasião, traz suavidade ao ambiente, excelente para casamentos. As flores mais usadas com essa cor são: rosa, amarílis, dália, angélica.


Amarelo
Transmite idéia de riqueza afinal, é a cor do ouro. Ligados a ela sentimentos de força, entusiasmo e trazem positivismo ao ambiente. Lírios, girassóis, narcisos, crista de galo, palmas são as flores que mais prestam às decorações.


Verde
Essencial em qualquer arranjo, é uma das cores que mais lembram harmonia e paz. São inúmeras as plantas que se prestam à decoração, entre elas as dracenas, ciprestes, eucalíptos, samambaias, avencas, etc.

Azul
Leva otimismo e esperança ao ambiente e as flores mais comuns nas decorações são: jacintos, papoulas, agapantos, etc.


Branco
Indispensável até mesmo para compor um arranjo com outras cores, é a cor da paz. Copos de leite, rosas, lírios, boca de leão e orquídeas dão a vida e harmonia às outras flores do arranjo.



O que Não Devemos fazer à mesa

  • Todo mundo sabe que colocar o cotovelo na mesa numa refeição formal não é nada elegante, mas há muito outros detalhes além do seu cotovelo. Veja o que é ser elegante, e fuja das gafes. O bom comportamento em casa ou em qualquer lugar te torna mais seguro, até mesmo nos momentos mais constrangedores, te deixando mais à vontade e com o controle da situação.
  • Quando o chamarem para iniciar a refeição, jamais diga, eu estou faminto, é indelicado com quem o convidou.
  • Não levante o prato ou xícara para ver a marca, é uma extrema falta de educação.
  • Abaixar a cabeça no prato ao colocar o alimento na boca. A mão segurando o garfo é que vai à boca.
  • Nunca encha muito seu prato. Se estiver com fome, é mais elegante repetir do que fazer prato exageradamente grande.
  • Não beba água, refrigerante, vinhos de uma só vez. Não é elegante.
  • Limpe discretamente a sua boca antes de usar os copos para evitar que manchas de comida fiquem no copo, isso poderá causar efeitos desagradáveis em quem estiver próximo de você.
  • Picar todos os alimentos para depois comê-los só com o garfo ou colher, lembre-se que você não está num boteco.
  • Não fale só com as pessoas mais íntimas, procure acompanhar a conversa de todos, participando do assunto sem alterar a voz.
  • Só se sirva de sobremesa quando todos estiverem se servindo. Não é delicado e polido antecipar-se nestes momentos, caso você seja a anfitriã.
  • Começar a comer antes da dona da casa. Comer feito um leão. Comer devagar demais, atrasando todos, ou depressa demais, acabando antes de todos. Jamais monopolize a conversa até mesmo daqueles que estão distantes falando de algo que te interesse.
  • Restando um pouco de molho ou sopa, abandone, a não ser que queira lamber o prato e ser expulso da casa. Não há problema algum em deixá-lo no prato.
  • Nunca, nunca mesmo, palite os dentes. É extrema falta de educação. Falar com palito na boca, pior ainda.
  • Ao terminar a refeição, se algo em sua boca ou dentes o incomodar, peça licença, dirija-se ao banheiro e lá faça o que for necessário. É indelicado levantar-se antes que todos tenham acabado de comer.
  • Bocejar é de extrema indelicadeza para os que estão à mesa. Nunca o faça, mas, se for inevitável, disfarce.
  • Quando perguntarem se você está bem servido, responda sempre "Sim, obrigado(a), estou satisfeito(a)" e nunca "Estou cheio(a)".
Você X Talheres


Fique tranquila, parece difícil mas, é mais simples do que você imagina.
Tudo é arrumado na mesa para auxiliá-lo durante a refeição e os talheres são distribuídos na ordem de seu uso, de fora para dentro. Portanto, vá utilizando naturalmente os mais próximos do seu alcance. Mas, se alguma dúvida persistir, espere um pouco e observe alguém. Não pegue um talher para depositá-lo imediatamente ou trocá-lo por outro, nem faça comentários em voz alta sobre qual talher deverá ser usado.
Dicas para Servir

Tipos de alimentos classificados por seções:

1 - Aperitivo:
 Azeitonas, Canapês, Talos de aipo, Biscoitos salgados, Amendoim torrado Castanha de cajú, Cubinhos de queijo, Camarão frito, Frios em cubos. Polenta.
2 - Tira Gosto:
 Croquetes Empadas, Sanduíches, Quibe, Coxinhas de galinha Bolinho de bacalhau, Bolinho de camarão, Salsichão, Linguiça, Torresmo,Sardinha Minipizza, Batata frita, Mandioca frita.
3 - Entradas:
 Frios sortidos, Mousses salgadas, Ostras, Coquetel de camarão, coquetel de Lagosta, Casquinhas de siri, Saladas de maionese, Melão com presunto, Caviar.
4 - Sopas:
 Caldo Frio, Quente, Cremes de legumes, Creme de tomate, Creme de ervilha, Creme de Ervilha com bacon, etc.
5 - 1º Prato:
 Peixe, Bacalhau, Camarão, Escabeche, Lagosta, Mariscos, Siri, Codornas, Frango, Pato, Peru, Strogonoff de frango.
6 - 2º Prato:
 Carne assada, Roast beef, Grelhados, Vitela, Bifes empanados, Strogonoff de carne, Pernil, Bistecas, lombinho de porco, Coelho. Presunto, Carneiro,
7 - Guarnições:
 Arroz, Batata, Farofa, Polenta, Frituras, Refogados, Legumes, Saladas cozidas, saladas cruas, Banana frita, Ameixa seca, batata frita.
8 - Prato Único:
 Feijoada, Mocotó, Angú, Cozido, Bacalhoada, Macarronada, Churrasco, Galeto Bobó de camarão, Pastas, Pizza,etc.
9 - Sobremesas:
 Frutas, Cremes de frutas, Sorvete, Gelatina, Compotas, Mousse doce, Pudim, Bolo, Torta, etc.

Servir é uma arte.... crie, invente, incremente, inove. Meu segredinho, faça com amor que tudo dará certo!!

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
(Fernando Pessoa)

Beijocas e Divirtam-se!!!
Gê Martins

Um comentário:

  1. Preciosas dicas, acredito que etiqueta é educação e não frescura!!!!! Adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Beijinhos
    Ca

    ResponderExcluir